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Garantia

A COGRA provê o ressarcimento de garantia SOMENTE aos produtos comercializados por ela, contando o prazo a partir da data de emissão da nota fiscal de venda COGRA ao cliente, desde que os produtos tenham sido instalados por um profissional treinado, suas utilizações estejam de acordo com os manuais de operações e recomendações dos fabricantes.

OBS para equipamento de impressão e cópias: a reprodução de cópias e impressões deve respeitar o limite de volume definido para cada produto. (Ver Certificado de Garantia de cada produto). O processo de garantia COGRA respeita as normas impostas pelos fabricantes.

Prazo de Garantia para equipamentos de impressão e materiais de consumo das marcas LEXMARK, OKI, RICOH, SAMSUNG, EPSON e HP:


Os equipamentos das marcas LEXMARK, OKI, RICOH, SAMSUNG, EPSON e HP possuem garantia de 1 (um) ano contado a partir da emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para o cliente. Materiais adquiridos à parte como cilindros, cartuchos e peças possuem garantia de 90 dias a partir da emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para o cliente.


Prazo de Garantia para equipamentos de impressão e materiais de consumo da marca SHARP:


Os equipamentos da marca SHARP possuem garantia de 06 (seis) meses contados após a emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para o cliente. Materiais adquiridos à parte como cilindros, cartuchos e peças possuem garantia de 90 dias a partir da emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para o cliente.


A Garantia não cobre:

- Embalagem e transporte de produtos para a COGRA;

- Gabinetes, tampas, bandeja, cassetes, vidro de exposição;

- Defeito por instalação errada, utilização do produto em desacordo com as recomendações do manual de instruções ou rede elétrica local inadequada;


- Defeito quando o produto sofrer qualquer dano provocado por acidente, queda, agentes da natureza ou consertos realizados por profissionais que não sejam da COGRA;


- Produtos com número de série danificado ou adulterado;


- Produtos que tiveram retirados selos de garantia ou identificação da COGRA e/ou fabricante;


- Produtos violados, modificados e com componentes trocados;


- Produtos que utilizaram acessórios, componentes, consumíveis, peças ou sistemas não originais ou não recomendados pelo fabricante.


- Quando equipamentos de impressão excederem o volume de impressões/cópias especificado pelo fabricante.


- Equipamentos cujos cartuchos de toner ou cilindros foram abertos para análise ou recarga;


- Cartuchos de toner ou cilindros abertos para análise ou recarga


- Equipamentos cuja placa principal foi inicializada através do “reset” da simulação do técnico;


- Quando não houver concordância entre o “Intercâmbio de Informações COGRA” contido no Procedimento para Requisição de Garantia (item 17) e o equipamento ou peça enviada pelo Cliente para análise.


- Danos físicos (amassados, arranhões, manuscritos, descaracterização, componentes queimados por descarga elétrica ou excesso de voltagem, danos decorrentes de exposição excessiva ao calor, água, fogo, umidade, placas ou processadores queimados, trincados, lascados, processadores e placas mãe com pinos e sockets tortos, etc).


- Danos causados por vírus;


- Qualquer outro defeito que não seja classificado como defeito de fabricação.


Procedimentos para Requisição de Garantia de equipamentos de impressão, suprimentos e peças


Antes do envio do equipamento, suprimento ou peça para a garantia, o cliente deverá enviar à COGRA, através do email laboratorio@cogra.com.br, os seguintes documentos:

 

a) Intercambio de Informações COGRA: deverá ser preenchido de forma completa pelo cliente ou técnico responsável. Para preencher o Intercâmbio de Informações clique AQUI;

b) Cópia da Nota Fiscal de venda da COGRA;

c) Página de “Dados do Sistema” ou “Configuração” extraída do próprio painel do equipamento;

d) Foto ou cópia legíveis da etiqueta contendo o número de série do equipamento.

 

OBS: Somente após análise da documentação a COGRA autorizará ou não o envio do produto. Os produtos enviados sem autorização serão devolvidos com frete a cobrar.

 

e) Após autorização, a COGRA retornará ao cliente um número RMA que deverá constar obrigatoriamente no corpo da Nota Fiscal de Remessa. O cliente deverá emitir à COGRA uma Nota Fiscal de Remessa conforme descrito abaixo:

 

Para EQUIPAMENTOS emitir Nota Fiscal de Remessa com natureza de operação “Conserto” e os seguintes CFOPs (código fiscal de operação):

 

CFOP5915 - para os clientes localizados no estado de São Paulo.


CFOP6915 - para os clientes localizados em outros Estados.

 

Para PEÇAS e CONSUMÍVEIS emitir Nota Fiscal de Remessa com natureza de operação “Garantia” e os seguintes CFOPs (código fiscal de operação):

 

CFOP5949 - para os clientes localizados no estado de São Paulo.


CFOP6949 - para os clientes localizados em outros Estados.

 

f) Junto com o equipamento, peça ou consumível, deverá ser entregue uma cópia do Intercâmbio de Informações COGRA para nossa identificação.

 

O cliente deverá arcar com a contratação e custos do frete para envio do produto à COGRA sob o seguinte endereço: COGRA COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA. Av. Maria Coelho Aguiar, 573. Condomínio Igarapé – Conjunto E - Galpão 11. Bairro: Jd. São Luis. CEP: 05805-000. São Paulo – SP. CNPJ: 06.064.114/0001-81. IE: 116.751.465.111.

 

O retorno do produto caracterizado como garantia será custeado pela COGRA.